Lacoste




Lacoste é uma marca de luxo francesa que vende peças de vestuário, tênis e sapatos, perfumes, relógios, óculos, artigos em couro e, principalmente, camisas esporte.
La Chemise Lacoste (A Camisa Lacoste, em francês) foi fundada por Jean René Lacoste, um dos maiores tenistas franceses de todos os tempos; René tinha o apelido de “o crocodilo”, em razão de seu nariz alongado e de seu comportamento agressivo nas quadras. René foi um dos quatro mosqueteiros, tenistas franceses que dominaram os circuitos nos anos de 1920 e 1930; René ganhou diversos torneios de Grand Slam, e foi o número um do ranking em 1926 e 1927.
Após aposentar-se das quadras, René fundou a Lacoste em 1933, em parceria com André Gillier, dono da então maior empresa de camisas esportivas da França. As camisas de tênis da Lacoste logo fizeram sucesso, em razão do prestígio de René e da alta qualidade do produto. O crocodilo verde, presente desde o início, foi o primeiro símbolo a ser estampado no lado externo de uma peça de vestuário. Em 1952, a Lacoste começou a ser exportada para os Estados Unidos, onde logo estabeleceu-se como “símbolo de status dos esportistas de sucesso”.
Entretanto, logo a Lacoste conheceria contratempos no mercado norte-americano, dos quais somente viria a se recuperar no final do século (ver o artigo espécie em extinção). Para aumentar a rede de distribuição, a Lacoste firmou parceria com a General Mills (grande empresa do ramo alimentício), e juntas lançaram a marca Izod, que ficou firmemente associada à da Lacoste (os produtos eram vendidos sob a marca Izod Lacoste); e para ganhar mercado, a Izod passou a lançar produtos de baixo preço, com sacrifício da qualidade (por exemplo, as camisas deixaram de ser feitas em algodão puro e passaram a ser produzidas com partes de poliéster).
Em 1993, a Lacoste terminou a parceria com a Izod e readquiriu exclusividade sobre a própria marca. A empresa voltou a focar-se em produtos de alta qualidade; foi contratado o designer Christophe Lemaire, estilista de luxo; foram assinados contratos de marketing com esportistas famosos, como o tenista Andy Roddick e o golfista José Maria Olazábal. A Lacoste, como outras marcas de luxo, aproveitou o crescimento econômico global dos últimos anos para firmar-se como marca referência de status.
A Lacoste atua em diversos países, tanto em lojas próprias como em espaços de lojas maiores. A fabricação de diversos produtos é licenciada a terceiros; por exemplo, a Procter & Gamble é licenciada para produção de perfumes Lacoste, e a Samsonite tem licença para produção de bolsas e produtos em couro da Lacoste.