Festas para ricos em Florianópolis


Atraídas por consumidores de alto poder aquisitivo (que pagam até R$ 1 mil por uma noite de Réveillon), diversas empresas tem investido nas festas de Florianópolis como forma de divulgação de suas marcas; fabricantes de bebidas, cigarros e equipamentos eletrônicos estão entre os patrocinadores de eventos de luxo, que prometem reunir mais de 10 mil pessoas em Jurerê Internacional, praia que fica ao Norte de Floripa.
O Reveillon Boutique, organizado pelo empresário Ricardo Kurtz em Jurerê, estima receber até 4 mil pessoas, numa estrutura de R$ 1,8 milhão erguida na beira da praia. Oito patrocinadores investiram R$ 700 mil no evento; a cota maior é da Sony (RS$ 150 mil), que divulgará a marca de um de seus produtos mais populares: o Réveillon Boutique Cyber-shot 2011 terá três máquinas fotográficas para os convidados registrarem os melhores momentos.
Segundo Kurtz, já foram vendidos 3,1 mil ingressos, superando as 3 mil pessoas que participaram da primeira edição da festa, em 2010. Passar a virada no Réveillon Boutique 2011 custará R$ 1 mil para homens e R$ 600 para as mulheres.
Para o empresário, Jurerê Internacional reúne um público segmentado, que chama atenção das empresas. São pessoas entre 25 a 40 anos, jovens empresários, filhos de famílias tradicionais que vêm do Sudeste e Centro-Oeste do país dispostos a pagar R$ 50 mil por um camarote ou bancar o aluguel de uma das casas da praia. As diárias chegam a custar R$ 10 mil, em pacotes de no mínimo dez dias. Os hoteis de Florianópolis estarão também todos lotados.
Kurtz, que organiza há oito anos festas na região, diz que Jurerê vem crescendo como destino internacional e isso ajuda na divulgação (ver, a propósito, artigo do New York Times sobre Floripa). Para promover o Réveillon Boutique, a Icon Full Marketing, empresa fundada por ele, organizou festas de lançamento em diversos centros internacionais, como Miami, Barcelona e Nova York.
Na Pacha, franquia da casa noturna de Ibiza, na Espanha, são esperadas de 3,5 mil a 4 mil pessoas para a noite de Réveillon. Segundo Doreni Caramori Junior, um dos sócios da casa, 78% dos ingressos já foram vendidos a preços que variam de R$ 100 a R$ 400.
O grupo de seis principais patrocinadores - que inclui a champanhe Veuve Clicquot, a marca de óculos Chilli Beans, a vodca Ciroq, a cerveja Sol, o energético Effect e os cigarros da Souza Cruz - vão investir R$ 500 mil para ter exposição de marcas na Pacha durante a alta temporada.
Longe da balada e da música eletrônica, o Café Riso Plage apostou numa seleção gastronômica para o Réveillon. A estrutura do restaurante, de frente para a praia, deve receber  300 pessoas. Segundo Luis Grassia, um dos sócios, a intenção é não perder de vista o conforto no serviço que deve começar por volta das 21h. Os convites custam R$ 800 o feminino e R$ 1 mil o masculino.
O Café Riso possui outras duas unidades em Florianópolis - a primeira loja , no Centro da cidade, e a terceira, voltada para eventos. Segundo Grassia, houve sondagens para levar a marca para fora do país. O empresário considera o passo prematuro (o Café Riso acaba de completar dois anos e dois meses), mas não descarta que essa internacionalização aconteça no próximo ano.