Ebay e Mercado Livre para milionários

O ebay é um site em que invidívuos podem vender produtos usados (no início, esse era o único propósito do ebay) ou comerciantes podem vender seus estoques, como numa loja virtual; no Brasil, o site que mais se aproxima do ebay é o Mercado Livre.
Como não existe vigilância por parte dos sites (as transações dependem basicamente da confiança entre compradores e vendedores), a maioria dos produtos vendidos é de baixo ou médio valor; apenas eventualmente, um ou outro produto de maior valor agregado (automóveis ou mesmo imóveis) é anunciado.
O JamesList propõe-se a ser o ebay dos milionários (o nome é uma variação de CraigsList, um site de classificados populares). A empresa é estabelecida na Suécia, foi fundada por “experts no mercado de luxo, com experiência somada de mais de cinquenta anos”, e tem “uma forte retaguarda financeira”.
No JamesList, qualquer um pode anunciar seu antigo Rolex ou sua Ferrari do ano passado. O vendedor coloca informações sobre o produto a ser vendido (inclusive fotos), preço desejado, local em que o produto se encontra e meio de contato. Interessados entram em contato com o vendedor e fecham a venda diretamente.
 
O JamesList também oferece facilidades para que fabricantes e grandes comerciantes anunciem toda a sua linha de produtos, em vez de apenas produtos específicos; aparentemente, diversas marcas de luxo associaram-se ao James List.
E a julgar pelo número, diversidade e qualidade dos produtos anunciados, o site está fazendo sucesso. A maioria das marcas de luxo do mundo estão sendo vendidas, tanto por indivíduos como por empresas; a exceção são as marcas que expressamente proíbem a venda por terceiros, como a Louis Vuitton. Entre as “marcas mais anunciadas”, encontram-se Aston Martin, Bentley, Hummer, Koenigsegg, Lamborghini e Triumph; na lista de todas as marcas, encontram-se relógios, iates, aviões (até mesmo dois da Embraer), etc.
Fica a sugestão para quem busca uma pechincha no mercado de luxo.