O carro de Barack Obama


O carro oficial da Presidência dos Estados Unidos, ou seja, o carro que Barack Obama passará a utilizar desde sua posse hoje, é uma versão feita sob encomenda, do Cadillac DTS, produzido pela divisão de carros de luxo da Cadillac, que por sua vez é uma das divisões da General Motors.
O DTS Presidencial (DTS significa Deville Touring Sedan), ou Cadillac One,
como é conhecido, foi estendido para se transformar em limusine, com capacidade para sete pessoas: o motorista e carona, separados dos demais por uma parede de vidro; três passageiros nos bancos intermediários, voltados para a traseira; e dois bancos na última linha, para o Presidente e um convidado.
A maioria das especificações técnicas do Cadillac One é confidencial. Sabe-se que o carro é todo blindado, pneus e vidros à prova de balas, carrega uma parafernália de equipamentos de comunicação e contra-espionagem. A General Motors é proibida de divulgar informações sobre a mecânica do carro.
O New York Times divulgou algumas curiosidades sobre o carro: parece que a Casa Branca encomendou um novo carro (do mesmo modelo) para a posse de Obama; o vidro do carro tem uma espessura de 5 polegadas (quase 13 centímetros), o que aguentaria um tiro de Magnum 44 à queima-roupa; os pneus são de 19.5 polegadas, utilizados também nas grandes picapes da GM (o que sugere que o Cadillac One é muito pesado); para fins de segurança, existe mais de um Cadillac One - que jamais foram vistos juntos; após saírem de serviço na Casa Branca, os Cadillac One são destruídos pela GM ou enviados para treinamento do serviço secreto.
O DTS comum custa entra US$ 46 e US$ 64 mil dólares (ou seja, menos que alguns modelos de carros top de linha vendidos no Brasil). Interessados em adquirir um devem se apressar, pois a GM já anunciou que pretende descontinuar a linha em 2010, substituindo-a por uma nova linha de sedãs.