Vendas da Ferrari no Brasil

Não deve ser muito fácil para a Fiat determinar exatamente quantos Mille foram vendidos em 2008; obviamente, a Fiat faz um acompanhamento permanente e minucioso das vendas, mas certamente tem que se deparar com milhares de financiamentos (aprovados ou reprovados), carros devolvidos, mercado secundário, etc.
Mas a situação é diferente quando se fala de carros que custam mais de R$ 1 milhão. A Ferrari (que pertence à mesma Fiat) sabe exatamente quantos carros novos vendeu no Brasil em 2008: de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, foram 29 unidades; 24 foram do modelo F430, uma F430 Spider, três 599 GTB Fiorano e uma 612 Scaglietti.

A Ferrari registrou um pequeno decréscimo em relação a 2007, quando foram vendidos 30 carros novos da marca. Outras marcas de carro de luxo, segundo a Abeiva, mostraram crescimento de vendas em 2008: a BMW vendeu 2.906 carros (crescimento de 7,35%) , e a Porsche vendeu 723 carros (crescimento de impressionantes 57%).
A Ferrari F430, preferida dos brasileiros, é o modelo mais barato da marca, custando aproximadamente R$ 1,5 milhão (o preço depende da cotação do dólar). O F430 foi criado pelo estúdio de design Pininfarina e possui um motor V8 de 490 cavalos de potência; a velocidade máxima é de 315 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em quatro segundos; o câmbio de seis marchas usa a mesma tecnologia dos carros de Fórmula 1.