Comércio valorizado

O clássico Iguatemi e o moderno Cidade Jardim se destacam no comércio de luxo paulistano
Divulgação
Fachada do Shopping Iguatemi, onde o ponto comercial é o mais caro da América Latina

Em 1966, foi inaugurado o primeiro shopping center do Brasil, o Iguatemi, em São Paulo. Construído em um terreno da renomada família Matarazzo, na antiga Rua Iguatemi, o empreendimento foi desacreditado de início pelos empresários. Anos mais tarde, a rua transformou-se na importante Avenida Faria Lima e o shopping conquistou a nata paulistana. Hoje, o Iguatemi é sinônimo de requinte, e confirma seu sucesso com o posto de metro quadrado comercial mais nobre da capital paulista. A expansão do mercado de luxo dos últimos anos abriu espaço para novos empreendimentos, como o Shopping Cidade Jardim, inaugurado em 2008, também na capital paulista.
Concorrente direto do comércio de elite da Rua Augusta, o Iguatemi abriu sem muito crédito dos empresários de São Paulo. Na época, as boutiques em ruas refinadas da cidade eram os pontos preferidos dos paulistanos abastados, e a novidade de oferecer para os compradores um centro comercial foi rejeitada. Contrariando a previsão geral, um empresário de visão, Diogo Gadelha, acreditou no empreendimento e adquiriu todas as cotas que pôde. Até janeiro deste ano, Gadelha foi o segundo maior acionista do shopping; aos 83 anos, vendeu sua parte para a família Jereissati, que está no comando do negócio desde 1978.
Divulgação
Vista aérea do Iguatemi: o metro quadrado pode custar R$ 4.300 por ano aos locatários

Antes da inauguração, durante a venda de espaços do Iguatemi, os mais próximos à entrada foram os mais disputados por serem semelhantes às boutiques com suas vitrines voltadas para a rua. Apesar da rejeição inicial, com o passar dos anos, após ampliações e reformas, o público se fidelizou ao centro comercial da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que ganhou destaque no cenário de consumo de alto padrão em São Paulo. Segundo pesquisa da imobiliária americana Cushman & Wakefield, em 2007, o Shopping Iguatemi foi apontado como o 35º ponto comercial mais caro do mundo. Na América Latina, o local fica com a primeira posição, mostrando o sucesso do empreendimento.
Hoje, o metro quadrado no Iguatemi chega a custar R$ 4.300 anualmente aos locatários, provando aos descrentes no projeto que esse era realmente um negócio de sucesso. Roteiro de compra dos donos das maiores rendas da cidade (40% dos freqüentadores do Iguatemi têm renda mensal de, no mínimo, R$ 20 mil), o local recebe 48 mil pessoas diariamente e é o segundo shopping mais visitado de São Paulo, atrás apenas do Morumbi.
Divulgação
Shopping Cidade Jardim: um dos maiores projetos imobiliários da América Latina

Apesar de seus mais de 40 anos, o projeto do Shopping Iguatemi é considerado muito atual. Uma imensa área de luz e ventilação naturais são parte integrante do projeto arquitetônico original. Conferindo frescor ao ambiente, flores verdadeiras (principalmente amarílis, orquídeas e calâncoes) são trocadas semanalmente, totalizando 800 mil por ano. Em datas especiais, as tulipas também ganham destaque na decoração do shopping, somando a esse número mais de 200 mil flores.
Completando o requinte das milhares de flores espalhadas pelo Iguatemi, foram dispostas pelos corredores antigüidades cuidadosamente garimpadas, como uma mesa estilo imperial da tradicional família Jafet e mesas folheadas a ouro com tampo de mármore travertino, todas do século XIX. A sofisticação do ambiente e a região nobre em que está localizado são algumas das razões pelas quais o metro quadrado do shopping é o mais caro da América Latina.