Um projeto do futuro

O Aerion, primeiro jato executivo capaz de superar a velocidade do som, estará disponível a partir de 2014
Projeção virtual do Aerion, primeiro jato executivo supersônico do mundo
O Aerion, em desenvolvimento pela empresa de aviação americana Aerion Corporation, será o primeiro jato executivo supersônico do mundo. Um símbolo de exclusividade, o luxuoso avião poderá atingir uma velocidade superior à do som e garantir conforto e praticidade para aqueles que desejam se deslocar com rapidez em longas distâncias, seja para a realização de compromissos, seja para lazer. O primeiro exemplar da potente e inovadora aeronave deverá ser entregue em 2014.
Financiado e projetado pelo bilionário texano Robert M. Bass, presidente da Aerion Corporation, o projeto de construção do primeiro jato executivo supersônico do mundo foi apresentado pelo próprio empresário na Feira da Indústria Aérea de Paris, em 2007. Com suas asas projetadas pelo aerodinamicista Richard R. Tracy e um design exclusivo e inovador, o primeiro supersônico executivo é muito mais leve do que a maioria das aeronaves executivas.
O interior do supersônico executivo poderá ser personalizado à escolha do cliente

Decolando em tecnologia e alta performance, o sofisticado Aerion será equipado com dois motores JT8D-219, resultado de um acordo exclusivo da Aerion Corporation com a empresa canadense Pratt & Whitney, líder mundial em design e produção de motores para aeronaves. Com seus motores dentro das normas de ruído e emissão de poluentes, o supersônico executivo será capaz de atingir uma velocidade máxima de 1.979 quilômetros por hora (Mach 1,6), ultrapassando a velocidade do som que é de aproximadamente 1.247 quilômetros por hora a uma temperatura de 25º C. A potente aeronave poderá viajar a uma altura de até 15,5 quilômetros, e voar de Londres a Nova York em apenas quatro horas.
Com a impressionante autonomia de 7.408 quilômetros, o jato supersônico executivo Aerion garante aos clientes a possibilidade de tomar café da manhã em Nova York, voar para Londres, passar quatro horas na capital inglesa e retornar a Nova York para o jantar. Tudo isso, sem a necessidade de reabastecimento. Ideal para aqueles que prezam por agilidade e comodidade, o jato será capaz de eliminar três horas de um vôo comum Paris - Nova York, uma hora do trajeto Nova York - Miami e cinco horas do percurso Nova York - Tóquio, incluindo uma parada de uma hora no Alaska para abastecimento.
Extremamente moderno e luxuoso, o jato supersônico Aerion admite diferentes configurações para acomodar confortavelmente entre oito e doze passageiros. Equipado com tela de LCD que ilumina a cabine com cores suaves, o interior da aeronave inclui bancos com controle para entretenimento e opções para comunicação, e encostos que podem ser aquecidos ou esfriados de acordo com a preferência de cada cliente. Com 1,98 m de largura por 1,89 m de altura, a espaçosa cabine interna oferece três diferentes áreas com assentos, uma sala com cozinha completa e um banheiro bastante cômodo. Tudo pode ser decorado e personalizado em diversas cores à escolha do cliente.
Robert M. Bass, presidente da Aerion Corporation e financiador do projeto do jato executivo supersônico
Empresa de engenharia avançada em aeronáutica, a Aerion Corporation localiza-se no estado de Nevada (EUA) e foi criada com a proposta de desenvolver e comercializar exclusivos modelos de transporte supersônico. Em fase de desenvolvimento pela empresa, o primeiro jato executivo supersônico do mundo irá custar cerca de US$ 80 milhões. Mesmo enquanto a Aerion Corporation define o fabricante da estrutura da aeronave, cerca de 50 encomendas do supersônico executivo já foram requisitadas por milionários e apreciadores de aviões de luxo, totalizando US$ 4 bilhões em pedidos.